quinta-feira, 26 de agosto de 2010


A importância dos Contos de Fadas


Os contos de fadas sempre apresentam o desenrolar de uma estória no tempo e no espaço, a qual exprime uma linguagem simbólica de idéias e experiências da alma humana. É uma maneira lúdica de falar sobre assuntos que, muitas vezes são difíceis, assustadores, tristes demais para serem falados de maneira direta.
Para as crianças é a melhor forma de explicar assuntos complicados, porém, não só a elas é útil, já que é da natureza humana usar a linguagem simbólica como forma de entender a vida. Os adultos, muitas vezes, também tem dificuldades em lidar com os acontecimentos reais, então utilizam a fantasia para diminuir suas angustias. Por esse motivo, é importante ler livros, ver filmes, seriados ou até novelas, ouvir músicas e contar estórias para crianças, e porque não, para adultos.
Estórias conhecidas como Chapeuzinho vermelho ou João e Maria,  se analisadas, vem contar muito mais do que uma simples estória para dormir. Em uma análise de João e Maria é possível ver a jornada de dois jovens a caminho de sua individualidade. Na estória os pais resolvem deixar seus filhos sozinhos na floresta, as crianças, a fim de evitar este abandono, marcam o caminho de volta com pedras e tentam retornar durante a noite para seu lar, quando percebem que não tem como voltar encaram o desafio e enfrentam a bruxa, retornando para casa mais tarde, vitoriosos.
Esse conto simboliza a insegurança de seguir a vida sem a proteção paterna, mostra que os jovens têm que passar por uma fase muito difícil, a adolescência, onde não são mais crianças e devem correr atraz de seu próprio caminho, tentar independência, fazer escolhas, passar por inúmeras dificuldades. João Maria representam dois jovens que aprendem a superar suas dificuldades e retornam para casa trazendo alimento e dinheiro, mostrando que foi possível crescer sozinho.
Como forma simbólica de representar a vida, as estórias tem partes comuns, que podem nos ajudar a pensar sobre seu verdadeiro objetivo, uma dessas partes é a existência de um Herói. Toda estória começa em um mundo normal, que de repente, é remexido, quando algo acontece para mudar as características de determinado indivíduo, o herói. Nem sempre este indivíduo quer mudar, mas é obrigado a isso. Começa então a travessia do mundo normal para o mundo mágico: o herói só pode mudar se seguir em frente.
Num segundo momento de toda estória aparece algo que chamamos de “floresta mágica”. É um mundo mágico, onde o herói percebe que pode fazer mais do que pensava, ele se da conta de suas capacidades e potencialidades. Aqui ocorre um momento chave, onde o herói se percebe como tal, a partir daí começa um momento de reflexão.
No terceiro momento o herói precisa seguir o caminho de volta, porém, agora sendo diferente como pessoa. Aqui acontece a “morte” do herói. É o renascimento do "homem" que foi "herói", ou seja, ele retorna para seu caminho, mas agora com idéias, sentimentos e pensamentos diferentes.
Esses três momentos representam a própria vida humana, é o ciclo da vida, sempre que algo acontece para modificar nosso mundinho também somos modificados e nos tornamos pessoas diferentes, quase sempre melhores, mais maduras.
Por tudo isso as histórias e contos de fadas são tão importantes, para que se possa encontrar uma identificação simbólica, aprender com as dificuldades, buscando melhoria como pessoa, e ver que é preciso sempre seguir em frente, desenvolver e amadurecer. É necessário que cada Herói tenha coragem de viver sua estória e aprenda a crescer dentro dela, tornando-se um ser humano sempre melhor.

Texto de: Janaina Nascimento Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário