domingo, 24 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NO MUNDO ATUAL


A psicoterapia tem como principal objetivo facilitar o auto conhecimento e autonomia psicológica de forma que, a pessoa tenha condições de assumir com liberdade sua existência. (TEIXEIRA, 2006). 
Através da psicoterapia é possível buscar reconhecimento, aceitação e encontrar soluções para diversos problemas existenciais. Esta busca de soluções esta diretamente relacionada a uma reorganização do mundo interior, problemas que, muitas vezes, decorrem da época em que vivemos, do contexto sócio-economico-cultural.  (PORCHAT, 1989). Problemas diretamente ligados ao vazio humano, ansiedade e solidão do homem atual.
Para a autora, a psicoterapia ocupa um lugar apropriado e aceito pela sociedade, trazendo a ajuda necessária. Nesse processo pode-se proporcionar uma relação baseada em conhecimentos específicos, tendo como ponto principal do trabalho, desenvolvido entre terapeuta e paciente, o vínculo terapêutico, o qual irá proporcionar ao paciente uma reorganização de seu mundo interior, e como conseqüência, a mudança em seu modo de ser e agir no mundo. Através da relação humana estabelecida durante o processo terapêutico existe um forte campo emocional, onde sentimentos de amor, raiva, desespero, confiança, gratidão, frustração passam a ter diversas modificações no mundo interior do paciente.
Todas as emoções que surgem em relação ao terapeuta ocorrem porque com ele é possível se abrir, porque é alguém que esta apto a escutar e mostra-se interessado nos problemas apresentados, isso passa confiança para o paciente. O terapeuta é responsável, de alguma forma, pelas mudanças que irão aparecer aos poucos, mas, também é aquele que não da respostas prontas aos problemas, aponta os limites e, mesmo provocando frustração, auxilia para que a pessoa consiga encontrar sozinha um caminho.
Na situação psicoterapica, o terapeuta tem o papel de dar o que se esta cobrando dele, faz isso quando aponta o modo de ser e agir da pessoa, dentro das relações estabelecidas.  É durante esse trabalho que, os problemas podem ser reelaborados através da relação estabelecida.
De acordo com May (1977), no processo terapêutico surge um relacionamento total entre duas pessoas, o qual envolve de certa forma alívio para a solidão física, a qual todos os seres humanos estão sujeitos. Há um conforto por ter alguém interessado em escutar os problemas e compreendê-los, ter uma pessoa que se coloca em prol do outro e de seu bem estar.
Para o autor, o encontro total com o paciente é para o terapeuta o veículo mais útil para a compreensão do mesmo e também o mais eficaz instrumento para ajudá-lo a ir de encontro com suas possibilidades de mudança, além disso, também para o terapeuta traz diversos benefícios, passa a ser uma troca, onde também o terapeuta estará obtendo mudanças em sua vida.
O objetivo mais importante da psicoterapia é que, o movimento para que haja uma mudança e realização devem vir de dentro, do próprio ser do paciente e de sua necessidade em melhorar e realizar esse ser.
A psicoterapia pode ser mais uma saída para os problemas do homem atual, isso porque através dela é possível desenvolver autoconsciência, obter um auto-conhecimento e tornar o indivíduo capaz de amar a si e aos outros de forma madura e segura. 
Texto retirado de TCC/2010.
Janaina Nascimento Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário