domingo, 24 de outubro de 2010

Solidão (Retirado de TCC/2010)


É bonito ver como uma simples palavra pode carregar tantos significados e sentimentos. A palavra solidão pode representar muitas coisas, tem o poder de causar uma imensa tristeza e também pode ser a saída para um vazio que o homem não consegue preencher, tudo isso depende apenas de como é dita, ouvida e vivida.
É muito raro encontrar alguém que consiga ver, em um momento de solidão, o quanto está acompanhado de pensamentos, sentimentos, desejos aos quais, normalmente, não se presta atenção quando há alguém por perto. Nos dias atuais as pessoas evitam entrar em contato com tudo isso, talvez porque alguns sentimentos causem dor, ou seus desejos são tão proibidos que não podem acontecer, nem no silêncio de sua consciência. As pessoas buscam companhia, na tentativa de livrar-se de si mesmas e de se conhecerem a fundo, parecem ter medo do que irão encontrar pela frente.
Que ingenuidade do homem achar que, é melhor tampar a visão, se ocupando sempre de coisas a fazer, de pessoas à cuidar do que olhar para sua própria vida, para seus mais íntimos e obscuros sentimentos. Mais ingênuos parecem quando tentam de todas as maneiras evitar a solidão, achando que está é a receita para uma vida melhor, que ter alguém ao lado trará a felicidade desejada e a partir daí conseguirá preencher o vazio que encontra na alma. É preciso descobrir que, a maior companhia esta dentro de si. Se o homem conseguir um dia encontrar uma nova maneira de viver a solidão poderá, então, preencher o seu vazio.
É triste pensar que, se hoje as pessoas vêm o mundo desta forma, achando que devem ter coisas para ser felizes, que precisam pertencer às pessoas, aos seus trabalhos e obter pessoas e objetos, é porque aos poucos o mundo foi sendo construído desta maneira. Com o progresso, a globalização, o capitalismo e a tecnologia o mundo vai ficando cada dia mais difícil para o ser humano, que, com toda a sua capacidade não conseguiu ainda resolver um problema que pode ser a fonte de destruição humana, não tem meios para preencher seu vazio, para curar sua ansiedade e não consegue ver o lado bom, verdadeiro e inevitável de sua solidão.
Um mundo melhor pode ser construído, mas isso ocorrerá apenas quando o homem entender que estar só não significa sua derrota, seu fracasso. As pessoas precisam aprender que, de qualquer forma estão sozinhas, e isso é necessário para seu desenvolvimento. O outro não deixa de existir, não é necessário deixar de partilhar momentos, dividir os pesos da vida, suas alegrias e até sua dor, mas não é no outro que se encontra a liberdade nem a felicidade, ninguém pode dar isso à ninguém, é preciso achar a liberdade dentro de si, buscar respostas que só em nossa mais intima solidão poderão ser encontradas.
Como vimos, existem várias formas de ver a solidão. Pode sim ser motivo de tristeza, quando se está precisando de um ombro amigo, de uma palavra ou consolo e não há ninguém para dividir tudo isso, não há onde se apoiar. Mas, também pode ser uma necessidade. Quantas vezes, na correria do dia-a-dia não se deseja do fundo do coração ficar apenas alguns minutos sozinho, em silêncio, ouvindo o próprio pensamento. O grande problema do homem atual é que, se doa tanto para coisas, trabalho e pessoas que esquece de dar um pouco para ele mesmo. As pessoas estão tão acostumadas com sua rotina que não acham mais tempo para si, estão sempre dando a desculpa de que não conseguem parar, e acabam criando uma prisão de onde não sabem sair, perdem sua liberdade achando que essa é a melhor forma de viver.
Algumas pessoas passam à vida se preocupando em ter alguém, casar, ter filhos e quando não conseguem ficam extremamente frustradas, deprimidas, vendo-se como um fracassado, infeliz. Outros dão valor ao material, acham que para serem felizes precisam comprar coisas, investir e esquecem de preencher sua alma com sentimento, amor por si, respeito por seu corpo e mente. 
É hora de parar para pensar no que está sendo feito do ser humano. Vivemos um caos que não é perceptível, é sentido de forma cruel e vai destruindo dia após dia. As pessoas precisam tentar pensar em uma saída, dar valor ao que é pequeno e indispensável. O primeiro passa a ser dado é o auto-conhecimento. O homem precisa saber quem é, o que precisa, para se colocar no mundo de forma correta e saudável. Quando conseguir se conhecer precisa aprender a amar, no verdadeiro sentido da palavra. Praticar o amor no mundo, começando pelo amor próprio. Quando aprender que amar não é possuir ou pertencer, talvez consiga um grande progresso, vai aprender que tudo está ao seu alcance e não precisa se preocupar com o externo e sim dar atenção ao que está dentro da alma. Mas, para obter todas estas conquistas é preciso ter consciência do que está acontecendo e do que está fazendo com o mundo, com a natureza e consigo. Se o homem conseguir tudo isso terá encontrado a cura para sua ansiedade e o preenchimento de um vazio que cresce a cada dia. A solidão, enfim, poderá ser vencida. 

Texto de Janaina Nascimento Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário