sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sentimento Inesplicável

Um sentimento estranho que aparece do nada. Estamos bem e de repente tudo fica incomodo. A vida fica preta e branca, as pessoas perdem a graça, tudo causa irritação ou tristeza. Uma vontade de chorar arrebatadora nos consome e torna-se incontrolável. Esse sentimento não tem explicação, não tem tradução e causa dor.
Esse sentimento é a ansiedade. No dicionário, o termo ânsia significa angústia, desejo ardente, anseio; o verbo ansiar quer dizer: causar ansiedade, desejar com ardor, almejar; e a palavra ansiedade significa: um estado afetivo em que há sentimento de insegurança. O que sentimos é tudo isso misturado. A pergunta que fazemos é: o que tanto se deseja ou almeja? O que causa tanta angustia? Porque tanta insegurança? Não sei se há resposta para tudo isso. Muitas vezes é possível chegar a alguma conclusão, quando o sentimento de ansiedade vem por algum motivo especifico. Mas, e quando ele simplesmente aparece, sem que haja um motivo declarado? Creio que esses são os momentos onde vêm a tona aqueles problemas que fazemos questão de esquecer, os que estão guardados, as vezes, durante uma vida toda, e em algum momento da vida sentimos, mas já não se sabe do que se trata.
A ansiedade é resultado de uma dor que guardamos sem saber, e o tempo, com sua sabedoria, afastou da memória para causar menos sofrimento, porém, nosso inconsciente se encarrega de lembrar, e às vezes deixa escapar em forma de sintoma, em forma de ansiedade.
Talvez para algumas pessoas não seja fácil entrar em contato direto com esse sentimento, a ponto de tentar entendê-lo e saber de onde surgiu, porém, essa seria a melhor forma de lidar e combater a ansiedade. A fala é o remédio natural do ser humano para curar suas angústias, quando falamos estamos também ouvindo a nós mesmos, é a concretização dos sentimentos em forma de palavras. Somos movidos pelo simbolismo das coisas, e a palavra é o símbolo do sentimento. Mas, não basta falar e escutar, é preciso ouvir e entender o que esta sendo dito. Mais uma vez entra o simbolismo, que está por traz de muitas palavras. É preciso buscar os significados do que estamos dizendo, ou seja, entender o que está por traz das nossas palavras. Talvez ai encontremos respostas para a pergunta: o que tanto almejamos? De onde vem tanta insegurança?

Janaina N. Soares

Um comentário:

  1. "Símbolos. Tudo símbolos... Se calhar, tudo é símbolo... Serás tu um símbolo também?" (Fernando Pessoa).

    ResponderExcluir