quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOVOS RUMOS - PARTE 2


Resultado de imagem para IMAGENS DE ARTETERAPIAO que é Arteterapia?

A Arteterapia é um trabalho terapêutico que atua diretamente com os símbolos, onde, utiliza-se das imagens geradas em expressões artísticas para que o cliente e o terapeuta consigam ter acesso ao seu universo imaginário.  A arteterapia com abordagem junguiana tem o objetivo de oferecer suportes materiais para ajudar no processo de fluir da energia psíquica, fazendo-a ser colocada de maneira simbólica nas criações expressivas, as quais ajudarão na ativação e realização de contato entre consciente e inconsciente, desta forma o cliente terá uma construção interna mais completa e aos poucos irá se estruturando e colocando seus sentimentos nos lugares corretos e administrando sua vida de forma mais saudável, lidando melhor com dificuldades naturais do ser humano.
É possível chamar por Arteterapia os tratamentos psicológicos onde se prioriza a utilização de expressões criativas como música, dança, teatro, atividades plásticas, pintura, modelagem, desenho, mascaras, gravuras entre outros, para ajudar no desenvolvimento pessoal e criativo do indivíduo.  Quando a arte é colocada no processo terapêutico torna-se possível revelar a riqueza inconsciente das pessoas. Sua linguagem simbólica faz da arte um valioso instrumento para  acessar a alma humana. Todo ser humano carrega em sua essência a capacidade de se comunicar através da arte, ela da a chance de expressão. Quando a obra de arte está pronta ela  é imposta ao autor, adquirindo sua própria forma.
A Arteterapia ajuda o individuo em sua decifração de mundo interno, isso porque ele irá se deparar com as imagens e a energia psíquica que se configura através da arte. Quando o cliente consegue compreender as formas simbólicas expressas por seu inconsciente ele toma consciência destes conteúdos, ocorre um encontro do que é emoção e do que é concreto, afinal, as fronteiras que os separa não são intransponíveis, elas permeiam juntas no dia-a-dia, e as atividades artísticas e criativas podem ser um canal de comunicação entre tais conteúdos.
A arteterapia, sob olhar da psicologia junguiana, vê no ser humano uma tendência natural para a organização e trata o processo terapêutico através da arte como uma forma de melhorar e ajudar o desenvolvimento desta tendência, onde o fazer simbólico faz parte do processo de autoconhecimento e transformação.
Quando se usa a arte de forma terapêutica cria-se um facilitador para expressar as emoções, sendo assim, a arteterapia é uma maneira de confrontar-se com imagens sombrias. O fazer artístico ajuda a desenvolver a imaginação de forma livre ajudando o individuo a participar concretamente do conteúdo imaginado, e as vezes, conteúdos que antes estavam inconscientes por serem difíceis e doloridos de lidar tornam-se mais familiares, a arte ajuda a diminuir a carga emocional deste conteúdo e facilita a sua decodificação e reorganização interna, o individuo tem a oportunidade de reconstruir a realidade. A expressão criativa ajuda o individuo a transformar suas emoções em imagens, o que naturalmente facilita o processo de desenvolvimento psíquico.

O fazer artístico ajuda na integração da personalidade através das técnicas e práticas expressivas transformando em concretos os conteúdos  internos projetados e permitindo sua identificação, devolve assim à personalidade sentimentos que antes não existiam, da ao indivíduo a oportunidade de olhar para si mesmo. 
Janaina Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário