quinta-feira, 16 de abril de 2015

Relatos de uma nova vida - primeiro trimestre de gestação



Resultado de imagem para imagem de bebe sendo gerado

UMA NOVA VIDA
Janaina Soares 09/2014

Tudo teve inicio há aproximadamente 6 meses, quando eu e meu esposo decidimos ter um filho. Eu nunca me vi como mãe de alguém, era difícil pensar na possibilidade de ter um ser humano dependendo de mim para tudo. Acho que todos temos esse momento de egoismo na vida, quando tudo está correndo bem e não se quer mudar por achar que seria muito complicado ter outro tipo de vida. Mas, por amor ao meu esposo e por um desejo que, apesar de distante, existia la no fundo de minha alma, fui ao médico e dei inicio aos primeiros cuidados de uma futura gestação.  
No inicio ficava dando desculpas para mim mesma, dizendo internamente que talvez fosse preciso esperar mais um tempo, que não estava preparada, enfim, até tentar pela primeira vez. Sempre que tentava ficava pensando no que seria minha vida com um bebe, como cuidaria, o que perderia, até chegar o dia de menstruar e sentir finalmente o alívio de não estar grávida. Apesar disso, continuamos tentando, foram apenas 3 meses, e desta vez, minha menstruação atrasou, fiquei nervosa, pensando que poderia ser ansiedade, e evitei fazer o exame por quase vinte dias, até que não consegui mais esperar. Fiz o exame em um momento que estava sozinha, quando deu positivo comecei a chorar...tremia muito, foi complicado, estava com uma mistura de medo  e felicidade, fiquei apavorada. Tudo iria mudar, meus sonhos e pensamentos seriam outros, meus objetivos de vida seriam diferentes. Quando contei ao meu esposo  fiquei mais feliz por ver sua  emoção, ele também estava com medo, mas vi em seus olhos o brilho de felicidade. Mesmo assim, não conseguia deixar de pensar em todas as dificuldades e transformações que minha vida teria, era muito para mim saber que minha vida, igual e normal durante 34 anos, agora seria totalmente transformada.
No inicio me senti como uma adolescente que precisa esconder de  todos que ficou grávida por ser algo proibido. Fiquei me sentindo assim por 2 semanas, chorava muito ao lembrar da situação. Mas, quando contei  para todos da família e vi sua felicidade, senti tanto apoio, tanto carinho que tudo mudou. Minha primeira vez ao médico foi primordial para que pudesse mudar o pensamento, ver o coração do meu bebe batendo pela primeira vez me fez mudar completamente, queria sair dali e ir gritar para o mundo que seria mãe, comprar roupas de bebes e partilhar minha alegria com todos. Hoje estou com 14 semanas, meu lindinho(a) tem apenas 9 cm e já não sei viver sem ele ou ela. Minha vida já foi TRANSFORMADA!!!!

AS DIFICULDADES 
Por Janaina Soares - 09/2014
Não é fácil viver os momentos de transformações da vida, mas eles são necessários, e vão existir independente de nossa vontade. Passamos por diversas fases, infância (onde descobrimos as limitações e transformações do corpo), adolescência (onde tudo fica confuso e as mudanças são mais bruscas), fase adulta (onde temos que amadurecer, casar, ter filhos), velhice (quando se percorre o caminho dificil para o final da vida). 
Porém, para continuar no contexto, falaremos das transformações na vida da mulher durante a gestação. Passando a fase do susto de ter um exame positivo a vida dá inicio a um processo muito complicado, as mudanças do corpo feminino. No primeiro trimestre de gestação a mulher sofre um bombardeio de hormônios em seu corpo para que a placenta seja formada e o feto tenho como crescer, isso tudo causa os famosos enjoos. É sempre muito bonito ver as explicações dos médicos para este assunto, mas, só quem passou ou esta vivendo este momento sabe o quanto isto  pode ser complicado. Imagino que muitas mulheres sentem-se culpadas com os sentimentos despertos neste momento da gestação, afinal, o mal estar é tão insuportável que se deseja nunca ter tido a ideia de engravidar. Como psicóloga, e principalmente como mulher, tenho uma tendência a sempre levar em consideração os sentimentos mais íntimos. Sei o quanto é difícil para todos nós assumir que algo que deveria ser magico e maravilhoso na verdade está sendo difícil e insuportável. Os enjoos deixam a mulher com uma auto estima muito ruim, não dá vontade de fazer nada, as vezes sair da cama já é um grande sacrifício. Claro que isso não é para todas as mulheres, afinal somos seres únicos e cada pessoa tem sua forma de viver a experiência, mas, imagino que muitas de nós sentimos isso e é comum, não devemos nos sentir culpadas, nosso lindo bebe irá nos perdoar, afinal, não é fácil mesmo. 
Gostaria de colocar aqui muitas receitas para aliviar os primeiros sintomas da gestação, na net tem muitas dicas que, na maioria das vezes, não funcionam, é uma fase que dura aproximadamente 3 meses e que não ha forma de alivio, ira ocorrer e como todas as fases da vida, deve ser vivida e enfrentada. 
É importante deixar claro que, por mais complicado que sejam os sintomas da gestação, todos eles tem um motivo, seu corpo e sua mente sao preparados para receber uma nova vida, você terá seu ventre pronto para ajudar seu bebe a crescer e sua mente estará pronta para as dificuldades e medos que irão surgir no futuro.

O mais importante é que, conforme seu bebe vai crescendo seu amor vai também crescendo na mesma proporção, e depois de um tempo tudo valerá a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário